sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Parteira pilarense é a entrevista do Programa Café & Cultura deste sábado

Iraíldes Simões a mulher que ajudou o pilarense a nascer

 Iraíldes Simões

Na última quinta-feira (14), a nossa cidade completou 259 anos de Emancipação Política. Pilar é a terceira cidade mais antiga da Paraíba. Portanto, temos aqui muitas personalidades de destaques, que deixaram grande contribuição para a terra de José Lins do Rego. Desta forma, em comemoração ao duo centenário da terrinha, neste sábado (16), o Café & Cultura programa alternativo que vai ao ar todos os sábados às 10hs da manhã pela Rádio Comunitária Pilar FM, irá entrevistar uma personagem que sem dúvidas, representa grandemente a mulher pilarense, falo de Iraíldes Tavares Simões, natural de Pernambuco, dona Iraíldes como é conhecida, chegou a Pilar por volta de 1962, e por aqui ficou. Confirmando o dito popular que diz; que quem chega a Pilar, não quer mais voltar.

Dona Iraíldes Iniciou sua carreira profissional, na área da saúde atuando como enfermeira, foi uma das primeiras mulheres pilarenses a exercer a função de parteira na localidade, realizando o ofício nas comunidades onde muitas vezes naquela época o acesso a saúde não tinha a universalidade que temos hoje com o SUS. Foi nessa lacuna que dona Iraíldes se destacou, dando toda assistência a quem precisasse. Podemos assim dizer que muitos pilarenses vieram à vida pelas mãos desta grande mulher. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o número exato de parteiras em atividade ainda não é conhecido, mas acredita-se que a maioria delas está concentrada nas regiões Norte e Nordeste. Sabe-se que nestas regiões as parteiras são responsáveis por mais de 40% dos partos realizados, principalmente nas zonas rurais.

Não obstante, Iraíldes Simões também ingressou na vida pública, sendo eleita vereadora por dois mandatos chegando à presidência da Câmara de Vereadores, também ocupou o cargo de presidente da Associação dos Produtores Rurais de Chã de Areia. Associação que Atualmente tem a frente o líder comunitário Edmilson Marques. Atualmente com 82 anos, não exerce mais a função de parteira, mas continua, a exercer liderança na sua comunidade, bastante ativa, dona Iraíldes ainda presta assistência com orientações acerca de cuidados com a saúde, na localidade onde reside na comunidade Chã de Areia zona rural de Pilar, berço do poeta Antonio Costa.

Com informações Edmilson Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...