sexta-feira, 8 de março de 2019

NAS RUAS NESTE 8 DE MARÇO, CIDA RAMOS REAFIRMA A NECESSIDADE DE UM MANDATO VOLTADO ÀS LUTAS FEMININAS


Importantes bandeiras de lutas estão sendo erguidas em todo o mundo neste histórico 8 de março. No Brasil, e mais precisamente na Paraíba, a força da mulher nordestina reverbera também no enfrentamento ao feminicídio e toda forma de violência de gênero, através da atuação forte e determinada da primeira deputada com deficiência do estado.


O movimento feminista e de mulheres nos dá esperança para a construção de um futuro mais igualitário e justo. Um horizonte melhor e mais saudável em detrimento a um mundo em desmoronamento. Talvez, este seja um 8 de março especial, não apenas para que a data seja celebrada, mas para que a luta das mulheres seja vista, respeitada e diária.
Os índices de violências contra as mulheres são cada vez mais alarmantes e desvelam um sistemático ataque às conquistas de direitos civis, políticos e sociais do segmento. O Brasil é hoje o 5º país com maior número de feminicídios, concentrando, em 2017, 40% dos assassinatos de mulheres em toda a América Latina. Na Paraíba, 50% das mortes de mulheres são casos de feminicídios. 
Um problema real e atual pede uma atuação responsável e firme no enfrentamento ao feminicídio. Por isso, no início do mandato da deputada estadual Cida Ramos foi protocolada uma série de Requerimentos, Projetos de Lei, CPIs e Frentes Parlamentares que visam operar em consonância com as bandeiras de lutas femininas.

A exemplo, o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de feminicídio na Paraíba, tendo em vista o aumento expressivo desse tipo de violência que exprime relações de gênero predominantemente hierárquicas e desiguais. Outra importante iniciativa é o Projeto de Lei que dispõe sobre a garantia de atendimento humanizado à gestante, à parturiente e à mulher em situação de abortamento, visando coibir casos de violência obstétrica. Além desses, há ainda a criação de importantes Frentes Parlamentares, como a da Assistência Social e da Previdência Social, para discutir, junto à sociedade, o retrocesso e a retirada de direitos impetrada pelo governo Bolsonaro.

Não diferente, Cida Ramos esteve durante todo o dia imersa em diversos atos políticos que marcaram este Dia Internacional da Mulher. Dentre eles, ministrou palestra sobre “Mulher na Política”, a convite da Associação dos Docentes da UFPB (ADUF), além de participar do ato alusivo ao 8 de março, no centro de João Pessoa. A deputada não apenas levou as ações do mandato, mas também, se juntou às mulheres para fortalecer a luta feminina por mais direitos, igualdade e oportunidades. Com uma voz cravada na luta social, Cida Ramos vem se destacando por ser um dos principais nomes no enfrentamento de uma agenda severa aos direitos humanos.


ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...