sábado, 30 de dezembro de 2017

Daniella Ribeiro quer reunião com o governador para cobrar aplicação de lei que inutiliza cédulas em casos de ataques a bancos


Diante dos repetidos casos de ataques a bancos na Paraíba, sobretudo nos municípios do interior, a exemplo de Pilar e Barra de Santa Rosa, deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas), cobra a aplicação da lei de n° 9.541/2011, que prevê a instalação de dispositivos que inutilizem as cédulas em casos de violação de caixas eletrônicos. Levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba aponta que este ano foram 77 ataques, sendo a maioria deles na modalidade de explosão. Só este mês pelo menos cinco agências foram explodidas no Estado.

A deputada informou que na primeira semana de janeiro vai entrar com pedido de audiência com o Governo do Estado, Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Procon Estadual e Sindicato dos Bancários para discutir o problema e cobrar, novamente o cumprimento da lei. Segundo sua assessoria, a parlamentar não descarta a possibilidade de acionar o Judiciário para apurar a responsabilidade. “O que estamos presenciando são municípios cercados e população acuada diante dessas ações criminosas. Enquanto isso tem uma lei estadual que é claramente descumprida”, comenta. Conforme a deputada, a instalação de dispositivos que inutilizassem as cédulas poderia coibir os ataques, uma vez que as notas não teriam validade no mercado. Daniela ressalta que já faz seis anos que a lei foi aprovada, no entanto, o Executivo não exige sua aplicação.

Outro ponto destacado pela deputada foi o prejuízo para a economia local dos municípios, após os ataques. “Sem bancos, a população é obrigada a se deslocar até outra cidade para fazerem suas compras. Desta forma o dinheiro acaba circulando na cidade vizinha, deixando a cidade de origem no prejuízo”. “Segundo ela essa é uma realidade em muitos municípios paraibanos, a exemplo da cidade de Pilar e Barra de Santa Rosa que tiveram suas agências bancárias explodidas recentemente”.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...