segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Pilar: Beneficiários do programa Garantia Safra em Pilar, fiquem atentos para não terem cadastros bloqueados!


Flávia Maria (à direita)

Cerca de 60 cadastros do programa Garantia Safra foram bloqueados em Pilar. A informação foi divulgada por Flávia Maria, neste último sábado 03 de dezembro em entrevista concedida a programa de rádio local. Flávia Maria é líder comunitária, atua no Conselho Municipal de Agricultura e Associações rurais, faz parte de movimentos sociais ligados a CPT- Comissão Pastoral da Terra, atualmente responde pela Secretaria de Agricultura do município.

Segundo Flávia cerca de 60 (sessenta) cadastros de agricultores pilarenses foram bloqueados no Programa Garantia Safra do Governo Federal. Conforme a entrevistada, os bloqueios ocorrem por conta de inconsistências nos cadastros dos beneficiários absorvidos pelo programa. Segundo Flávia, frequentemente o governo faz avaliações e atualizações nos cadastros, quando este percebe divergências nas informações através do cruzamento de dados do beneficiário, o mesmo tem seu cadastro bloqueado. “Chamo atenção dos agricultores para que na hora de fazerem seus cadastros, tenham a responsabilidade de fornecer informações verídicas, pois, quando é passada informação errada, mais cedo ou mais tarde é descoberto pelo Governo, e isso pode trazer muitos prejuízos para esse agricultor na hora que ele for solicitar algum benefício futuramente”, ressalta.


O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores e as agricultoras familiares. A ação é concedida para os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal. Para ter direito ao benefício o agricultor terá que ter aprovada a sua DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf. O Valor pago para cada agricultor é de R$ 850 por agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...