domingo, 9 de julho de 2017

Assentamento rural de Pilar faz adesão a Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal

Cerca de 22 agricultores vão poder vender sua produção com preço competitivo de mercado

Gilberto Alves

Em entrevista cedida ao Programa Café & Cultura e ao blog Diário Pilarense, o assessor técnico de projetos produtivos da agricultura familiar Gilberto Alves, revelou que o Assentamento Nova Conquista II, localizado na zona rural de Pilar, é o primeiro assentamento a fazer adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo Federal. Gilberto Alves ocupou vários cargos importantes na região, entre os quais, cargos de Secretário de Agricultura em Itabaiana e Salgado de São Félix, atualmente Alves presta assessoria técnica aos municípios de Pilar, Pedras de Fogo e Juripiranga.

Conforme afirma, são cerca de 22 agricultores familiares serão beneficiados pelo projeto. E o Assentamento Nova Conquista l é o primeiro do município de Pilar a fazer a adesão. “É muito importante para o município, pois através desta adesão, muitos agricultores familiares pilarenses vão poder comercializar seus produtos com preço competitivo de mercado, o que valoriza o agricultor, bem como estimula a produção local”.
Segundo Alves, a adesão foi possível graças à parceria entre a Associação dos Trabalhadores do assentamento Nova Conquista a Secretaria de Agricultura e apoio da Prefeitura Municipal. Ainda ressalta que muitos agricultores ainda desconhecem o propósito do projeto e por essa razão não se cadastram no programa. “Talvez falte um pouco de conscientização por parte das associações rurais, sindicato e prefeitura acerca do programa, precisamos trabalhar essa questão, e levar ao agricultor toda informação possível nesse sentido”, finaliza.


Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Conforme o programa, parte dos alimentos produzidos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas entre outros, enquanto a outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privado, permitindo maior agregação de valor aos produtos. Podem acessar ao programa os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, entre outros povos das comunidades indígenas e comunidades tradicionais ou empreendimentos familiares rurais portadores de DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...