terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PILAR: Secretaria de Saúde realiza mutirão contra a dengue nos bairros da cidade

Concentração da equipe

Na manhã desta terça-feira (22) a secretaria da Saúde por meio dos Agentes Comunitários e equipe da Vigilância Epidemiológica de Pilar realizaram mutirão de combate a dengue nos bairros da cidade.
Os profissionais se revezaram em diversos pontos estratégicos que percorreram diversos pontos da cidade, visitando as residências e verificando a existência, eliminação e tratamento de possíveis criadouros da dengue bem como desenvolvendo ações educativas com entrega de panfletos, além de identificar e notificar os casos críticos, onde envolva risco de contágio.
Identificação de foco 


Participaram do ato o secretário de saúde Jankanderson Valério, Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários, Coordenadores entre outros.
Durante as visitas das equipes foram constatados diversos pontos críticos na localidade. No Conjunto Augusto Bernardo (alto da serventia) é um exemplo. Na localidade foram encontrados locais de depósito de lixo, rede de esgoto a céu aberto e depósito de lixo eletrônico.
Segundo Valdecí do rádio (morador da comunidade) existe uma dificuldade muito grande no descarte desse tipo de lixo. “Trabalho consertando televisão radio e aparelhos DVDs. Nesse ramo, acumula-se muito lixo. Quando vou descartar o material no carro de coleta o pessoal da limpeza diz que não pode coletar este tipo de lixo e aí como eu faço? Fico com o lixo em casa? É preciso ter uma solução”, relata Valdecí. Outra moradora ouvida, falou que essa iniciativa é de grande importância para a população, pois incentiva e conscientiza o cidadão no cuidado com a dengue.
Agente de Saúde desenvolvendo ação educativa



No primeiro momento o objetivo do mutirão e fazer uma buscativa nas residências da cidade, procurando identificar os possíveis focos. Lembrando, que quando os mesmos forem encontrados, o morador será notificado no ato, e em trinta dias as equipes de ACS e ACEs e Vigilância retornarão para constatar se o problema foi resolvido, caso contrário o ministério Público será acionado para resolução do caso. Ressaltando, que esse ato terá processo contínuo no município, haja vista, que 90% dos casos, os focos do mosquito estão nas residências.

Blog do Evanio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...