sábado, 12 de dezembro de 2015

Esticadas do blog: Feijoada em preto e branco e uma prosa profícua.

Feijoada em preto e branco
Esquerda para direita: De óculos, Evanio Teixeira e Genildo Siva

Na tarde deste sábado 19 de dezembro no Sítio Chã de Areia município de Pilar; terra natal do poeta Antônio Costa, fui convidado para uma grande feijoada naquela localidade. O intuito da festança era comemorar o hexacampeonato do Sport Club Corinthians Paulista, timão como costuma falar o corintiano roxo Genildo Silva. Como de fato ocorreu.  Aliás, para o amigo Genildo vai O crédito pelo sucesso do encontro.

Genildo Silva é uma grande liderança local e atua como agente comunitário de saúde na localidade. Entretanto, muito mais do que comemorar o título de um clube, um fato que chamou atenção na festança foi pluralidade da torcida presente.  Vascaínos, flamenguistas são paulinos entre outros, todas as cores bem como todas as bandeiras, seja ela amarela, vermelhas ou azuis. Não importa a cor. Na verdade, o que deve sempre predominar é o respeito pelo próximo acima de tudo.

Entre os comes e bebes o futebol e a política deram a tônica das calorosas discussões. Entre um gole e outro, eu, como não poderia perder a tuada, entrei na conversa. É como diz Rubem Alves, “A política, e de todas as vocações é a mais nobre. De todas as profissões é mais vil”. Atrevo-me a dizer que o grande problema nesse caso é separar o joio do trigo. Os políticos de carreira geralmente se sobressaem. Se algum dia o povo aprender a ler nas entrelinhas... Bom, mais isso é outros quinhentos que contarei depois.



Voltando ao início, vale destacar a presença de grandes pessoas no encontro, falo no sentido amplo da palavra. O amigo Tito de Chã de Areia( foto/ de azul), que já se coloca como pré-candidato a vereador, aliás, a localidade contará com quatro pré-candidatos ao poder legislativo pilarense. Por outro lado, não podemos esquecer do Augusto e seu violão, responsável por dá o tom da conversa, aplicando um Ré menor no baixo astral. Foi muita gente boa, que para não cometer injustiça, me abstenho por aqui.
Conforme afirma o anfitrião, o ato comemorativo alusivo a o hexa do timão foi realizado com um pouco de atraso. “Como para o corintiano é tudo mais difícil... tá explicado o atraso, mais nem por isso deixamos de comemorar”, finaliza.

Por Evanio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...