sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PILAR: Escola da zona rural inova realizando Jogos Internos no campo

Equipe da Escola Antônio Marinho dos Santos. Bartolomeu Monteiro - diretor da escola (centro de vermelho)
Na manhã da última sexta-feira (27), a Escola Municipal Antônio Marinho dos Santos localizada no Sítio Figueiras zona rural de Pilar, realizou evento esportivo na modalidade Jogos Internos. Evento ocorreu em espaço cedido por Severino José, líder de entidade religiosa local.
Na oportunidade fizeram-se presentes diretores escolares profissionais de saúde de PSF, alunos, e a sociedade em geral. A viabilidade dos jogos contou com incentivo do programa Atleta na Escola através da Secretaria Municipal de Educação. Programa criado para incentivar a prática esportiva nas escolas públicas tendo como objetivo detectar novos talentos. Até o início do corrente ano, cerca de 44 mil escolas públicas (federais, estaduais e municipais) aderiram ao referido programa.

Comemoração

Os alunos competiram em diversas modalidades, entre elas o futebol masculino e feminino, jogo do baleado jogo de tênis e recreações diversas, todos com direito a troféus e medalhas de honra ao mérito. Cada equipe acompanhada por um instrutor. Segundo a professora Maria da Penha Alves a iniciativa de incentivar o alunado na prática esportiva é de suma importância, pois desperta o talento individual de cada aluno. Segundo júnior da Silva (13) anos, aluno do 5° ano, essas competições são importantes, pois possibilitam que no futuro o aluno possa sonhar e ser até um jogador profissional. Segundo a professora Normélia, o alunado reclama muito em só ficar dentro da sala de aula, “eles ficam ansiosos na sala de aula, pedindo para praticar esporte. Acho que essa interação entre eles através da prática esportiva favorece muito no processo de aprendizado do aluno”.

Equipe feminina

De acordo com Bartolomeu Monteiro (diretor da Escola Antônio Marinho dos Santos do Sítio Figueiras) a escola este ano saiu na frente, sendo pioneira em realizar esse tipo de competição. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas e a escassez de recursos a escola conseguiu realizar seus jogos internos, já colocando em prática o que dita à legislação municipal e cumprindo com o que está dentro do Plano Nacional de Educação”.

Segundo Monteiro, a escola precisa ser um agente de integração social, saindo das quatro paredes. “Ela não pode ser só formadora de estudante, ela tem que ser formadora de cidadãos”. “Complementa, afirmando que Momentos como estes são de grande importância para comunidade, pois através dessas oportunidades poderão surgir novos talentos; seja no esporte na cultura na área intelectual entre outros. “Saímos da sala de aula e viemos para o campo, estimulando um aprendizado interativo entre o alunado. Temos agora com a aprovação do Plano Municipal de Educação onde já se estabeleceram diretrizes que procuram incentivar ainda mais a prática esportiva nas escolas e principalmente aquelas escolas localizadas na zona rural do município e que as mesmas precisam está se adaptando se adequando as novas realidades. E que nosso município possa continuar investindo nessa prática que é de suma importância para a formação de cidadãos”, finaliza.



Redação do blog

Um comentário:

  1. Graças a Deus conseguimos realizar os jogos internos da Escola Antônio Marinho dos Santos, agradeço a todos que colaboraram para que o evento fosse um sucesso. Também ressalvo a presença e apoio do amigo Evanio Texeira que além de Agente Comunitário de Saúde da localidade, também é Agente Cultural e Blogueiro.

    ResponderExcluir

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...