quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CULTURA POPULAR: Literatura de Cordel é lembrada em questão do Enem

Poeta repentista pernambucano Jota Barros

Arquivo disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0BylTq2fpKRG8U2xiaDRob3FpWG8/view

Realizado neste último final de semana nos dias 24 e 25 de outubro respectivamente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe questão abordando a Literatura de Cordel, lembrando o nome do poeta pernambucano João Antônio de Barros (Jota Barros). O segundo e último dia de provas da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que citaram além de Jota Barros os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes.

João Antônio de Barros (Jota Barros) nasceu aos 24 de junho de 1935, em Glória de Goitá (PE). Marceneiro, entalhador, xilógrafo, poeta repentista e escritor de literatura de cordel, publicou diversos folhetos com enorme sucesso. Residiu em São Paulo em meados 1973, vivendo exclusivamente da venda de livretos de cordel e das cantigas de improviso, além de grande divulgador da poesia popular nordestina no Sul.

Joca Barros faleceu em 11 de agosto de 2009 aos 74 anos de idade na cidade de São Paulo onde residia desde 1973, deixando o legado de sua obra. Entre suas obras destaca-se “Um arranca rabo em São Paulo” que retrata bem o olhar do imigrante sobre a cidade de São Paulo, presença marcante em sua produção literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...