terça-feira, 21 de julho de 2015

Após um ano de vigência da lei, cidade de Pilar irá pagar o Piso Nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias

Presença dos Agentes de Saúde 

Câmara Municipal de Pilar, Paraíba, aprova piso salarial para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.
Na noite desta segunda-feira (20) de julho, em mais uma seção deliberativa a Câmara Municipal de Pilar aprovou o piso salarial profissional para Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate as Endemias.

O Projeto de Lei n° 009/2015 que institui o piso profissional das categorias de ACS e ACE enviado a Casa Legislativa pela prefeita constitucional do município de Pilar Virgínia Velloso, assim que foi colocado na ordem do dia para apreciação e votação pelo então Presidente da Casa legislativa o vereador Shirley Costa (PP), o mesmo foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores presente na seção.

O projeto aprovado visa atender à necessidade de adequação estrutural da Secretaria Municipal de Saúde do município, bem como adequar a legislação municipal ao que dispõe a Lei Federal n° 12994/ 2014; que estabelece o valor de 1.014,00 (um mil e quatorze reais), como piso salarial de ambas as categorias.

Vereador Shirley (de pé ao centro)
Fizeram-se presente ao recinto prestigiando a seção, a categoria dos ACS e a população em geral. Segundo o vereador Shirley Costa, a prefeita Virgínia Veloso é sensível a situação dos agentes comunitários do município, reconhecendo o valor desse profissional, bem como sua contribuição para promoção de saúde a toda população pilarense. “É mais do que justo para os agentes comunitários, receberem seu piso salarial. Eles são as pessoas que tem o primeiro contato com a população, são eles que primeiro se expõe, são os primeiros a identificar situações de risco da população, que por ventura precise de cuidados médicos e essa ação é de extrema importância para a vida do indivíduo.
Nada mais justo do que receberem o que merecem por direito”, afirma Costa.

Segundo Evanio Teixeira – representante da categoria- esse foi um grande passo para os ACS e ACE da cidade de Pilar, pois persistiram na luta em busca do seu direito, e que esse é sem dúvida um momento ímpar para estes profissionais, onde a gestão municipal reconheceu o valor desses trabalhadores que diariamente se doam a população procurando sempre buscar alternativas que vise uma melhor qualidade na promoção de saúde do município.

Da redação do blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...