segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ARTESÃO MINISTRA OFICINA DE TRANÇADO E RECLAMA DA FALTA DE APOIO DA PREFEITURA

PILAR

Peças produzidas por alunos nas oficinas de trançado
Atualmente está ocorrendo na Fundação Menino de Engenho em Pilar a oficina  de trançado na fibra do coqueiro. A oficina é resultado de parceria entre o Centro de Apoio a Criança e o Adolescente -SENDAC e a Fundação Menino de Engenho. As aulas são ministrada pelo oficineiro e artesão pilarense José Mendes.

O trançado é á arte da criação de adereços através da fibra do coqueiro. Ela tem origem indígena, oriunda das antigas tribos Cariris: Primeiros habitantes do nosso Município. Anteriormente usávamos a fibra da carnaúba, mas com a escassez da mesma na nossa localidade, passamos  usar como matéria-prima a palha do coqueiro. Minha Avó me ensinou á arte do trançado, e o que faço é repassa-la para os jovens, para que eles possam aprender e não deixar morrer uma cultura rica e que traz consigo as raízes dos nossos antepassados. Afirma Mendes.

Segundo o oficineiro, o curso tem duração de 100hs aula, funcionando na Fundação das 14hs  ás 17hs, três dias por semana. Contando com pouco mais de 20 alunos inscritos. Metade da zona urbana e outra metade da zona rural.A os Sábados o curso funciona na Associação Comunitária do Povoado de Jacaré (Zona rural de Pilar).

Outra oficina realizada em  meados de 2014 foi a oficina de criação artística e artes visuais, que ocorreu durante a semana de comemoração a o escritor pilarense José Lins do Rego. Onde na ocasião estiveram presentes o Coordenador de Artes Visuais do Espaço Cultural Edilson Parra; como também a presença de Maurise Quaresma. Oficina Iniciada em Julho e concluída em Dezembro de 2014. Os trabalhos produzidos irão ser expostos em exposição no Espaço Cultural.

"Lembrando, que atuo como voluntário nessa fundação a pouco mais de dois anos juntamente com a presidente da Instituição a professora Dida. Ofício que faço com muito gosto, porém fico triste em não ter um apoio efetivo por parte da Prefeitura. Sem apoio é muito difícil levar adiante essa missão, se não fosse essas parcerias que viabilizamos a nível de Estado, estaríamos em situação precária". Finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...