quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

POETA PILARENSE ESTÁ ENTRE OS GANHADORES DE PRÊMIO NACIONAL DE POESIA

O poeta  pilarense Evanio Teixeira (foto), tem poema vencedor em prêmio nacional de poesia "Poetize 2015 - Concurso Nacional Novos Poetas". Este concurso tem âmbito nacional e é destinado a versejadores que estão despontando no meio literário. O certame contou com cerca de 2.017 inscritos, sendo que desse total, 250 poemas foram  selecionados. E entre os classificados "Gaza: somos todos" poema de Evanio Teixeira, premiado no concurso, que pode ser conferido na íntegra no final dessa matéria.

Recentemente o poeta teve duas poesias publicadas em uma coletânea poética denominada de "Novos Talentos Poéticos da Terra de José Lins do Rego" publicação que contou com patrocínio da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar. Evanio é agente comunitário de saúde, poeta e atualmente faz graduação em Serviço Social na Universidade Norte do Paraná. "Gaza: somos todos" foi descrito por ele como um poema que versa sobre uma crítica social, abrangendo os diversos conflitos que permeiam todo o contexto sociopolítico e a sua ineficácia diante da tamanha violência e corrupção que corrói a sociedade. " É muito gratificante para o poeta, saber que o que escrevemos, desperta os mais variados sentimentos, as mais diferentes reações diante do que está escrito. E ter o reconhecimento disso, nos traz um sentimento ímpar!" finaliza.

Segundo Rafael Vasconcelos, outro pilarense dessa leva de novos talentos poéticos locais, a realização destes concursos literários com abrangência nacional, são muito bons, pois eles trazem um formato muito democrático, permitindo uma maior visibilidade ao poeta.

Por ter sido um dos escolhidos, Evanio Teixeira terá seu poema publicado em uma antologia poética junto a os demais ganhadores e também será contemplado com medalha. A lista com os  ganhadores pode ser acessada no site do concurso em: http://www.premiopoetize.com.br 

* Segue poema ganhador do Prêmio Poetize 2015


GAZA: somos todos

Qual  o sentido da guerra?
O alvo certo é o Sistema.
Um relutante a pensar...
Homens mortos por palavras
O "dito" que se copiava
O último suspiro no ar.

Como vermes rastejantes
Tanques adentram vielas
Entre vilão e mocinho
O anti-herói e seus  anseios
Os fins justificam os meios
Enquanto gira o moinho.

Só um torpe  a imaginar
Senhor da guerra, Deus do ego
Na "faixa": A batalha é insana
A mídia inerte reproduz
O caos, o ódio e o pus
De um inocente que sangra.  
Evanio Teixeira

Outras poesias de Evanio Teixeira em http://www.recantodasletras.com.br/autores/evanioteixeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...