sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

NOVOS ESCRITORES PILARENSES SÃO HOMENAGEADOS EM EVENTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CIDADE DE PILAR

Vencedores do concurso de poesias, ladeados de Antonio Costa (coordenador do evento), e secretaria de educação e cultura de Pilar
A terra de José Lins do Rego revela novos talentos poéticos e realiza homenagem ao poeta José Augusto de Brito. O evento ocorreu nesta quinta-feira (11 de dezembro) a partir das 20 horas, com a presença do presidente da Academia Paraibana de Letras Damião Ramos Cavalcante, autoridades políticas locais, professores, familiares do homenageado e dos participantes do concurso, na Câmara Municipal da cidade de Pilar.

A solenidade aconteceu com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar - PB, gerenciada pela psicóloga Marcilene Sales. O idealizador e organizador do concurso literário foi o poeta Antonio Costta, que é responsável pelo departamento de cultura da Secretaria de Educação do município. 

Os finalistas do concurso tiveram dois (2) de seus poemas publicados no livro: “Novos Talentos Poéticos da Terra de José Lins do Rego”. A obra contém 124 páginas e contém também resumos biográficos e fotografias de cada poeta participante, com ilustrações do artista plástico pilarense Del Pilar Palácio. 

O poeta pilarense José Augusto de Brito, que morreu em 2010, foi o grande homenageado do livro com a publicação de sua biografia, comentários a respeito de sua obra, sonetos de sua autoria e fotografias.

A iniciativa é exclusivamente de cunho cultural e teve por objetivo resgatar a memória do poeta José Augusto de Brito, e fomentar a cultura na terra do grande romancista e cronista José Lins do Rego, incentivando a produção literária, revelando novos talentos através da edição em livro de suas poesias.

Os participantes que tiveram os seus poemas registrados no livro foram; Pauliana Queiroz, Rafael Vasconcelos, Analise Chaves, Bruno Feitosa, Joan Sales do Monte, Frederico Lima, Heverton Bezerra, Evanio Teixeira, Edson Rodrigues, Ana Paula Dias, Graciete Feitosa, Ana Laura, Claudilene Gomes, Raissa Dellane, Andreza Quezia, Letícia Trajano, Josinaldo Firmino, Gabriel Dias.

Os vencedores do Concurso de Poesia foram: Gabriel Dias com a poesia “O Roçado de meu avô” (na categoria de 12 a 14 anos), Analice Chaves com a poesia “Setembrices” (na categoria de 15 a 17 anos) e Frederico Lima com a poesia “Filho Morto” (na categoria de 18 anos em diante).

A respeito do evento assim expressou-se o poeta Antonio Costta: “Demos o primeiro passo, agora vamos seguir em frente incentivando cada vez mais a cultura na terra de tantos talentos poéticos que certamente brilharão e farão história no universo literário, proporcionando muito orgulho à terra de José Lins do Rego. Meus sinceros agradecimentos a Secretária de Educação e Cultura do município de Pilar, Marcilene Sales, e a Prefeita Virgínia Veloso pelo fundamental apoio para a concretização deste projeto. 


ARTE NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...