terça-feira, 18 de novembro de 2014

PILAR: POPULAÇÃO DISCUTE CRIAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plenário da câmara municipal

Ocorreu na manhã desta terça-feira (18), na câmara municipal da cidade de Pilar, Audiência Pública para criação de gestão integrada de resíduos sólidos. Na ocasião, se fizeram presentes  diversos segmentos da sociedade civil, como professores; presidentes de associações comunitárias; agentes comunitários de saúde entre outros.
Presente no evento, a prefeita Virgínia Veloso falou da importância da criação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos.Peço urgência na criação do nosso plano municipal de resíduos sólidos, peço a colaboração de todos para realização desse plano. temos que pensar no futuro! Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos um futuro melhor, uma melhor qualidade de vida, estamos fazendo a nossa parte, e temos certeza que com a colaboração de todos conseguiremos construir nosso plano de gestão"  Responsável pela condução da palestra, a técnica do COGIVA Tânia Maria Queiroga também ressaltou a importância do engajamento de toda comunidade nessa luta. " Para se ter maior efetividade nas ações dentro do âmbito da criação desse plano, é preciso  a colaboração de todos, principalmente dos agentes comunitários de saúde; que atuam diretamente na base. Eles fazem um importante trabalho de orientação com toda comunidade". Ela ainda lembra que a maioria dos municípios ainda não criaram seus planos, isso devido a falta de prioridade no âmbito da questão, acrescenta ainda, que, a cidade de Pilar, soma-se aos outros quinze municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada dos Municípios do Baixo Paraíba (COGIVA), e por estarem consorciados, esses municípios terão prioridade na destinação de recursos por parte do Governo. Finaliza. Silvio Medeiros e Rosa de Saron; diretores do do grupo de sustentação local: responsável pela criação do plano, enfatizaram que, a taxa de coleta do lixo na zona urbana da cidade, chega á 80%, enquanto na zona rural a situação e completamente inversa, havendo assim a necessidade de criação de medidas que venham minimizar esse fato, e que isso só será possível com a criação do plano municipal, mesmo porque é lei, e todos os municípios terão que construir seus planos a contento.

Cobrança:

Em determinado momento, o plenário se manifestou cobrando a presença mais efetiva dos vereadores pilarenses, que salvo, o presidente da câmara Murilo Barbosa (brevíssima participação), os demais não marcaram presença na audiência. Outro faltoso, foi o secretário de meio ambiente da cidade, que não compareceu e nem justificou à ausência.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos  Sólidos, os municípios terão até 2016, para conclusão de seus respectivos planos e 2018 para fecharem todos os lixões.

fotos: Janaína Pereira


Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governador João Azevêdo abre 32° Salão do Artesanato Paraibano e destaca investimentos no setor

O governador João Azevêdo abriu, nesta sexta-feira (8), o 32° Salão do Artesanato Paraibano que, por conta da pandemia do coronavírus, terá ...